Desporto

Portugal vence na Arménia, com 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo Hugo Delgado/EPA

A seleção portuguesa de futebol deu hoje um passo de 'gigante' rumo ao Europeu de 2016, ao vencer pela primeira vez na Arménia, por 3-2, encontro do Grupo I, graças a três golos de Cristiano Ronaldo.

Um 'hat-trick' de Cristiano Ronaldo garantiu hoje a Portugal a primeira vitória da sua história na Arménia, por 3-2, e deixou a seleção lusa com um 'pé' na fase final do Europeu de futebol de 2016.

No Estádio Republican, em Erevan, a equipa das 'quinas' sofreu e muito para somar a quarta vitória consecutiva no Grupo I e acabou por contar com a inspiração de Ronaldo, que foi uma vez mais decisivo.

O médio de origem brasileiro Marcos Pizzelli deu vantagem à Arménia, aos 14 minutos, mas Portugal respondeu com o primeiro golo de Ronaldo, aos 29, de grande penalidade.

[youtube:XsjzM1ecLiI]

O capitão da seleção portuguesa voltou a marcar, aos 55 e 58 minutos, mas a formação da casa ainda reduziu por Hrayr Mkoyan, aos 71, numa altura em que Portugal atuava com menos uma unidade, devido à expulsão de Tiago, aos 62.

No fim do encontro, o técnico Ilídio Vale, que hoje substituiu Fernando Santos ainda ausente por castigo, admitiu que que a equipa nacional teve algumas falhas que devem ser corrigidas nos próximos jogos mas sublinhou o esforço até ao apito final.

Já Ricardo Carvalho considerou que estes jogos são importantes para a equipa crescer. Na leitura do defesa central a equipa portuguesa acusou, na primeira parte, a pressão Arménia mas acabou por conseguir dar a volta.

Com este triunfo, o primeiro de sempre na Arménia depois dos empates em 1996 e 2007, a seleção portuguesa passou a somar 12 pontos na liderança do Grupo I, estando muito perto de carimbar o apuramento.

Este resultado também mantém o ciclo vitorioso do selecionador Fernando Santos - hoje ausente do banco, por castigo -, que soma apenas triunfos desde que tomou conta da equipa, em jogos oficiais.

No 'onze' luso, Vierinha foi o escolhido para ocupar o lado direito da defesa, enquanto Fábio Coentrão apareceu novamente a meio campo. Como se esperava, Fernando Santos voltou a apostar num ataque mais móvel, composto pelos habituais Danny e Nani no apoio a Cristiano Ronaldo.

Destaque para a inclusão de Ricardo Carvalho, que assim se tornou, aos 37 anos, no jogador de campo mais velho a vestir a camisola lusa.

Após cinco encontros, Portugal soma 12 pontos, contra sete de Dinamarca (recebe hoje a Sérvia) e Albânia (menos um jogo) e um de Sérvia e Arménia, pela qual marcaram Marcos Pizzelli (14 minutos) e Hrayr Mkoyan (71).