O défice orçamental das administrações públicas atingiu os 5,8% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano.
O défice orçamental das administrações públicas atingiu os 5,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, valor que compara com um défice de 5,9% no período homólogo, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, hoje divulgadas pelo INE, e considerando apenas os valores trimestrais, o défice das administrações públicas situou-se em cerca de 2.444,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2015, o equivalente a 5,8% do PIB, ligeiramente abaixo dos 5,9% verificados no mesmo período de 2014.
O INE refere que nos primeiros três meses deste ano se registou "um aumento mais acentuado da receita comparativamente com a despesa, destacando-se em particular os aumentos da receita com impostos sobre a produção e importação (8,3%), nomeadamente o IVA, e com as contribuições sociais (4,6%)".
Reagindo a estes números, João Galamba, secretário nacional do PS salienta que o número de 5,8% de défice no primeiro trimestre do ano é quase o dobro daquela que foi a previsão do governo para este ano. Assim, conclui João Galamba que os números são a confirmação de que o cenário traçado pelo governo era muito otimista.