Segurança

Oficiais das Forças Armadas debatem "desrespeito" pelos direitos dos militares

Lisa Soares/Arquivo/Global Imagens

Mais de cem oficiais das forças armadas reúnem-se esta quinta-feira,em Lisboa, para debater os problemas da instituição militar, alguns deles originados pela contenção de custos.

O General Mourato Nunes, antigo comandante geral da GNR e um dos oficiais envolvidos na organização do encontro, lembra que os militares não têm apenas deveres, têm também direitos "que vêm sendo sucessivamente desrespeitados, seja através de alterações estatutárias, seja através de legislação avulsa". Mourato Nunes dá como exemplos " a saúde militar e a ação social complementar".

Mourato Nunes diz que está confirmada a presença de alguns oficias "que já representaram as mais altas funções da hierarquia militar".

A reunião terá um caracter informal e os participantes , garante Mourato Nunes, não estarão lá em nome de "nenhuma associação nem nenhum grupo especial. É um grupo informal".

No final desta reunião de oficiais que começa às 19:30 no Hotel Mundial, em Lisboa será lido à imprensa um comunicado com as conclusões.