Um helicóptero da Proteção Civil caiu hoje em Lamoso, no concelho de Paços de Ferreira, quando ajudava no combate a um incêndio.
Em declarações à TSF, o comandante operacional do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, Carlos Alves, informou que o acidente provocou um ferido ligeiro que foi transportado para o Hospital de S. João, no Porto.
O piloto está "consciente, orientado" e sem apresentar qualquer tipo de lesão grave. No entanto, foi reencaminhado para o hospital por uma questão de precaução e para avaliar melhor o seu estado de saúde.
O acidente aconteceu quando o helicóptero estava a reabastecer-se para prestar apoio num incêndio que está a ser combatido em Sanfins
Entretanto, durante a tarde, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) anunciou em comunicado que está "a procurar substituir a aeronave em causa por outro meio aéreo equivalente em termos de capacidade de operação", depois de o helicóptero ligeiro B3 - Ecureuil, que estava estacionado em Baltar, ter caído numa lagoa durante a operação de combate a um incêndio.
"A aeronave afundou-se, ficando completamente submersa, tendo o piloto, único ocupante nesse momento da aeronave, conseguido sair pelos seus meios, sendo transportado para o hospital Vale do Sousa (concelho de Penafiel), por precaução e vigilância", referiu a ANPC.