Portugal

Já saíram do hospital as crianças com alergia na Praia de Carcavelos

Carlos Manuel Martins/ Global Imagens

As duas crianças que foram hoje transportadas para o Hospital São Francisco Xavier, após apresentarem comichão no corpo e vermelhidão na pele, na Praia de Carcavelos, em Cascais, já receberam alta clínica. No total, mais de duzentas foram vistas pelo INEM.

O Instituto Nacional de Emergência Médica conta que esta manhã as equipas do INEM foram por duas vezes chamadas à praia de Carcavelos.

Um primeiro grupo de 50 crianças queixava-se de comichões e alergias. Elas foram avaliadas pelos médicos e duas, uma menina de oito e um menino de seis anos, acabaram por ser levadas para o hospital. Foram estas crianças que receberam agora a alta hospitalar.

O resto do grupo foi levado em autocarros para a Junta de Freguesia de Belém de onde eram originárias.

A causa para a irritação ainda está a ser avaliada. O comandante da Polícia Marítima de Cascais, Mário Domingues, disse à Lusa que ainda não há novidades sobre as análises que deverão ser feitas na praia. Sobre este tema, também a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo remete informações para mais tarde.

Mais certezas tem a Junta de Freguesia de Belém que garante que a origem "foi um pequeno inseto e já está controlado e resolvido".

Ao início da tarde, quando foi conhecido o caso, as autoridades de saúde admitiam que as crianças tenham estado em com a lagarta do pinheiro já que todas tinham estado num parque no dia anterior.

Houve ainda uma segunda chamada para o INEM na praia de Carcavelos. Dessa vez, 160 crianças foram vistas, algumas queixavam-se de comichão, mas nenhuma acabou por demonstrar os mesmos sintomas que afetaram o primeiro grupo de crianças.