Vida

Lãs e tricô, "armas" para colorir as cidades

Paris © Magda Sayeg

A criadora do movimento "yarn bombing" ("bombardeamento com novelos") está este fim de semana em Portugal para participar na 2ª conferência internacional de Arte e Criatividade Urbana de Lisboa. Há dez anos que se dedica a tornar a arte urbana mais colorida.

Tudo começou quando Magda Sayeg cobriu o trinco da porta da sua loja de roupas, em Houston, Texas, nos Estados Unidos, com tricô. Um simples gesto que chamou a atenção das pessoas e que a levou a criar o grupo "KnittaPlease" ("tricota por favor") ou "knit graffiti" ("grafitti de tricô") para reunir interessados no mesmo tipo de trabalho.

Em cerca de dez anos de trabalho, Magda Sayeg participou em instalações de arte urbana em grande escala em diversas partes do mundo. Um trabalho que consite em decorar a cidade com peças feitas em croché e tricô.

Magda Sayeg está este fim de semana no Seminário Internacional de Arte e Criatividade Urbana de Lisboa, que decorre na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no Centro de Inovação da Mouraria.

Fotografias gentilmente cedidas pela autora.