O ministro das Finanças grego está de saída do governo. Numa mensagem que deixou no seu blogue, Varoufakis diz que vai "vestir a repugnância dos credores com orgulho". O sucessor pode ser conhecido ainda esta manhã.
Entre os possíveis nomes apontados para a sucessão está Euclid Tsakalotos, o coordenador das negociações dos gregos com os credores internacionais. Outra hipótese que está a ser avançada é o ministro grego da Economia, George Stathakis. A agência Reuters falou com uma fonte governamental que garante que a escolha do primeiro-ministro Tsipras vai recair sobre Euclid Tsakalotos.
Depois da vitória do 'não' no referendo de domingo alguns analistas afirmavam que a opção de demissão de Varoufakis estaria em cima da mesa para facilitar as negociações com os credores.
[twitter:617928716262486016]
Numa mensagem com o título "Já não sou ministro", Varoufakis explica que "lhe foi feito ver" que alguns membros da zona euro não o consideravam como uma pessoa bem vinda às reuniões dos ministros das finanças, "um dado que o primeiro-ministro considerava ser importante para se chegar a um acordo".
É por esta razão, explica Yanis Varoufakis, que "estou hoje de saída do Ministério das Finanças".
O ex-ministro afirma também continuar a apoiar a coligação de governo liderada pelo Syriza.
Quanto ao substituto de Yanis Varofakis, este deverá ser apresentado ainda esta manhã. Um porta-voz do governo grego afirma que o nome será anunciado após uma reunião de líderes gregos. Um encontro que estava marcado para as oito da manhã, hora continental portuguesa.