Mundo

Bruxelas estima que economia grega afunde entre 2% a 4% este ano

Yannis Behrakis / Reuters

Contas negras para as finanças de Atenas. A Comissão Europeia espera que a economia da Grécia caia bastante agravando a queda do PIB face aquilo que era estimado até aqui.

Em maio, aquando da divulgação das previsões da primavera, a Comissão Europeia admitia que o PIB grego caisse 0,5% este ano. Estimativas que agora se complicam muito.

O agravar das previsões de Bruxelas para a economia grega consta de um relatório da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, com data de 10 de julho, elaborado após o Governo liderado por Alexis Tsipras ter pedido oficialmente um novo programa de resgate a três anos.

A confirmar-se, isto significa o regresso da Grécia à recessão depois de em 2014 a economia ter avançado uns ligeiros 0,8% em 2014.

Também para 2016, a Comissão prevê agora que a economia grega continue em recessão, entre -0,5% e -1,75%. Nas previsões da primavera, era estimado que a economia crescesse 2,9% no próximo ano.

O regresso ao crescimento está agora previsto acontecer apenas em 2017, isto diz a Comissão Europeia "assumindo que a estabilidade política é restaurada em breve" e que vão sendo retiradas as medidas restritivas impostas sobre o setor bancário.

Redação