Mundo

Bancos gregos abrem segunda-feira

Banco em Atenas Yiannis Kourtoglou/Reuters

Segundo fonte oficial do governo grego, citada pela Reuters, o limite de levantamento diário de 60 euros vai manter-se mas os bancos estão a estudar a possibilidade de esse valor poder ser acumulado num só dia.

Uma fonte oficial do governo grego confirmou, esta quinta-feira, que os bancos vão reabrir já na próxima segunda-feira, uma decisão que surge depois do Banco Central Europeu ter aumentado a linha de emergência para a capitalização da banca grega.

Citado pela agência Reuters, Dimitris Mardas, do ministério das finanças grego, indicou que o limite de levantamento diário de 60 euros vai manter-se mas o governo está a estudar a possibilidade de esse valor ser acumulado ao longo de vários dias e depois levantado.

"Se alguém não quiser levantar 60 euros na segunda-feira pode, por exemplo, levantar 120 euros na terça-feira ou 160 euros na quarta-feira", explicou Mardas. "É uma possibilidade que estamos a estudar e pensamentos que é tecnicamente possível", adiantou.

Também hoje ficou a saber-se que as mexidas no IVA devem avançar já a partir de segunda-feira.

Em comunicado, o ministro das finanças grego esclarece que a subida do IVA vai acontecer já a partir de segunda-feira. A taxa vai subir por exemplo nos restaurantes e nos transportes públicos.