Ciência e Tecnologia

NASA apresenta ao mundo o planeta Kepler 452b

Ilustração que compara o planeta Terra com o planeta Kepler-452b Direitos Reservados/Nasa

Poderia chamar-se "Nova Terra" mas a NASA respeita para já as regras cientificas na nomeação do novo planeta descoberto com a ajuda do telescópio Kepler e que tem todas as condições para ser semelhante ao planeta Terra.

A NASA anunciou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a descoberta de um novo planeta localizado para lá do sistema solar e que tem condições muito semelhantes às do planeta Terra.

O planeta foi batizado, para já, com o nome de Kepler-452b em homenagem ao poderoso telescópio Kepler usado nesta caça interestelar.

Segundo os cientistas, sabe-se que o Kepler-452b tem mais 60 por cento do tamanho da terra e está localizado a 1400 anos luz da Terra na Constelação do Cisne.

Sabe-se ainda que este planeta orbita em torno de uma estrela em muito semelhante ao sol, mas mais velha que o astro-rei, a uma distância praticamente igual à órbita da Terra.

"Para sobreviver na terra é necessário oxigénio e os alimentos que comemos. E todas estas coisas são oriundas das plantas e dos microorganismos que sintetizam a luz que é emitida pela nossa estrela mãe, o Sol. E por isso sabemos que, pelos menos, uma experiencia em biologia foi bem sucedida e é a razão pela qual estamos todos aqui. É por isso que estou particularmente entusiasmado com esta descoberta! Porque é o mais próximo daquilo que temos e ao qual podemos chamar Casa!", disse CASA, disse aos jornalistas Jon Jenkins, chefe da equipa de analistas da missão Kepler da NASA.

Tendo em conta o tamanho do planeta, os cientistas acreditam que o Kepler-452b é rochoso, semelhante ào planeta Terra e com a distância certa para água à superfície, condição tida como necessária para a existência de vida.