Política

Cavaco Silva diz que nota um "novo clima" no país

Cavaco Silva durante uma visita a uma fábrica de queijo no Alto Alentejo Nuno Veiga/Lusa

Numa visita a Portalegre, o Presidente da República diz que há uma " vontade de aproveitar os recursos, criar emprego, atrair investimento do estrangeiro" e enalteceu o comportamento dos portugueses na forma como atravessou "tempos dificeis".

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou-se hoje "bastante confiante" com o futuro de Portugal, por notar que existe "um novo clima" no país e "uma vontade de aproveitar recursos, criar emprego e atrair investimento".

As "visitas que tenho feito pelo país, levam-me a estar bastante confiante quanto ao futuro do nosso país", disse o chefe de Estado, num discurso na sessão de boas vindas da câmara de Monforte (Portalegre), que decorreu numa unidade hoteleira do concelho.

Aníbal Cavaco Silva realçou que, pelos contactos que tem tido "com empresários, organizações da sociedade civil e autarcas", nota a existência de "um novo clima" e "uma vontade de aproveitar os recursos, criar emprego, atrair investimento do estrangeiro e de outras partes do país e fortalecer a base produtiva dos concelhos".

O Presidente da República reconheceu que o país atravessou "um período difícil", mas assinalou que "o povo português teve um comportamento responsável", que até "é objeto de admiração no estrangeiro".

Já depois de visitar duas empresas, uma de produção de queijo e outra da área das sementes, pastagens e forragens, Cavaco Silva referiu que, nas suas visitas, tem privilegiado "os contactos com as empresas e menos as visitas ao salão nobre" dos municípios.

O chefe de Estado explicou essa sua opção por considerar que "são as empresas que criam emprego, exportam, inovam, investem e dão um contributo para o desenvolvimento geral" do país.