Economia

Estendido o prazo de entrega de propostas pelo Novo Banco

JN

O Banco de Portugal decidiu que os três interessados na compra do Novo Banco que estão selecionados para o efeito podem melhorar as respetivas propostas vinculativas até ao dia 07 de agosto.

"Na sequência de convite dirigido aos três potenciais compradores que apresentaram uma proposta vinculativa no dia 30 de junho passado para que submetessem uma proposta vinculativa revista, o conselho de administração do Banco de Portugal deliberou hoje fixar a data de 07 de agosto para apresentação dessa proposta", lê-se no comunicado emitido pela entidade liderada por Carlos Costa.

O Banco de Portugal salientou que esta possibilidade já estava prevista no caderno de encargos relativo à terceira fase do processo de alienação do Novo Banco, que previa que os potenciais compradores são "convidados a apresentar propostas vinculativas em uma ou mais rondas sucessivas, podendo haver lugar a negociação e à exclusão de potenciais compradores".

No final de junho, o Banco de Portugal escolheu três candidatos para apresentarem uma proposta vinculativa final. A comunicação social tem referido que os selecionados são os grupos chineses Fosun e Anbang, a par do fundo norte-americano Apollo.

A 03 de agosto de 2014, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos, assim como os acionistas) e o banco de transição, designado Novo Banco.