Artes

Começa o festival que põe o público a olhar para cima

Global Imagens

O Festival Varandas que começa esta sexta feira no Porto é, este ano, dedicado ao cinema. Não serão exibidos filmes, mas a sétima arte é o pretexto para vários espectáculos.

A actriz Mirró Pereira, responsável pela programação, conta que o público do "Varandas" já criou um neologismo; "Espera-se sempre por agosto para se começar a varandear. É um certame já incontornável do verão no Porto".

Os artistas convidados para o Varandas foram desafiados a criar espetáculos dedicados à sétima arte. Esta noite haverá no Largo da Rua Chã uma sessão de "discos perdidos". Mirró Pereira diz que é "uma espécie de baile/comédia inspirado nos discos pedidos. Quem é que não se lembra da célebre cena: senhora Rosa a sua filha chegou do Brasil".

A programação inclui também uma homenagem a Raúl Solnado, um concerto com bandas sonoras, teatro e uma convidada especial. A senhora Clap, uma personagem interpretada por Mirró Pereira, especialista em aplausos; "vai pedir a todo o público do Varandas que bata palmas com o coração".

O Festival chega este ano a novos locais da cidade do Porto. Um deles é o Passeio das Fontaínhas que acolhe o espetaculo "D. Odete", no último dia do festival. Mirró Pereira sublinha que o local tem "uma vista incrível sobre o rio e sobre a cidade".

A programação completa do Festival Varandas pode ser consultada aqui http://www.portolazer.pt/