Só quatro convidados e o noivo valem o equivalente a 8% da riqueza nacional. E ainda faltam os outros convidados. A lista anda à volta de 350 pessoas.
Roman Abramovich, o dono do Chelsea, deverá ser um dos presentes, no domingo, no casamento de Jorge Mendes e de Sandra Barbosa. De acordo com a Bloomberg, a fortuna do magnata russo está avaliada em cerca de 11 mil milhões de euros. Será certamente o homem mais rico em Serralves, no dia em que os jardins se fecham ao público. "Lamentamos o incómodo causado e agradecemos a sua compreensão", pode ler-se no site da Fundação.
Mas continuemos as contas. Cristiano Ronaldo é, como se sabe, o padrinho. Já circulam notícias de que o melhor jogador do mundo terá comprado uma ilha grega para oferecer ao seu empresário como prenda de casamento. Mas o que importa agora é saber que a sua fortuna está avaliada, de acordo com a Richest, em 310 milhões de dólares (cerca de 280 milhões de euros).
É uma conta bancária mais bem recheada que a de Mourinho: o treinador português aparece em 7º lugar na lista dos mais ricos no Reino Unido, na área do desporto. Tem, diz a BBC, que divulgou esse ranking, 40 milhões de libras (o que corresponde a cerca de 57 milhões de euros). É pouco, se compararmos com a fortuna de Florentino Pérez. O presidente do Real Madrid terá cerca de 1,84 mil milhões de dólares (cerca de 1,65 mil milhões de euros), segundo a Forbes.
Falta ainda saber quanto terá o maior empresário de futebol do mundo. Jorge Mendes, diz o site Le Transferts, terá 500 milhões de euros. Ora, somando tudo isto, dá um total de 13,487 mil milhões de euros. Dada a exorbitância dos números, arredondemos para 13,5 MME. Tendo em conta que o PIB português anda à volta dos 170 MME, este é um valor que representa perto de 8% de toda a economia nacional.
Mas podemos tomar ainda em consideração o facto de na lista de convidados estarem outras pessoas muito, muito ricas. É o caso de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, Jorge Jesus, treinador do Sporting, ou Pepe e Fábio Coentrão, colegas de Ronaldo no Real Madrid. São todos nomes dados pela imprensa como fazendo parte da lista de convidados. Sendo que essa lista anda entre os 300 e os 400 nomes, de acordo com diferentes fontes. Ou seja, se olharmos para estas "fortunas desconhecidas", Serralves terá no domingo certamente à volta de 10% do Produto Interno Bruto português no copo de água de Jorge e de Sandra, casados há uma década. Oficializam agora a relação numa cerimónia religiosa.