Um registo a preto e branco arrebatou o primeiro prémio. Também há corridas de camelos, retratos, e paisagens de tirar o fôlego.
A fotografia de um grupo de mergulhadores a nadarem lado a lado com uma baleia-de-bossa e respectiva cria venceu o primeiro prémio da edição de 2015 do Concurso de Fotografia da National Geographic Traveler Magazine. A fotografia, que recebeu o título de "Encantadores de Baleias", foi tirada ao largo da ilha Roca Partida, no México, por Anuar Patjane Floriuk.
"A fotografia não foi planeada. Eu estava a fotografar perto da cabeça da baleia e de repente ela avançou na direção do resto dos mergulhadores. Eles deram espaço à baleia e à sua cria, e eu fotografei o momento quando a composição me pareceu certa." disse o fotógrafo mexicano à National Geographic. O "clique" valeu-lhe o primeiro prémio: duas reservas para a Expedição Fotográfica à Costa Rica e ao Canal do Panamá pela National Geographic, com duração de oito dias.
O concurso deste ano recebeu mais de 17 mil fotos de todo o mundo, que se candidataram a quatro categorias: Retratos de Viagens, Cenas Exteriores, Sentido de Lugar e Momentos Espontâneos. A avaliação foi feita em dois momentos por um júri, com base na criatividade e na qualidade fotográfica das imagens, tendo sido atribuídos três premios. Sete fotos receberam ainda uma Menção de Mérito.
Fotogaleria de Ana António, fotografias via National Geographic Traveler Photo Contest.