Música

Os grandes lagos americanos no Jazz em Agosto

Direitos Reservados

Com o Jazz em Agosto 2015 quase a fechar as portas, o trompetista Wadada Leo Smith convidou o saxofonista Henry Threadgill a integrar o quarteto que leva ao anfiteatro ao ar livre da Gulbenkian o projecto "The Great Lakes Suites" que, em disco, foi considerado um dos melhores trabalhos de 2014.

Wadada Leo Smith (Prémio Pulitzer na área da música em 2013) e Henry Threadgill são dois dos mais sonantes nomes da AACM, a academia de Chicago, referência maior do Jazz que este ano completa meio século de existência. Para assinalar esta data - e não só - o Jazz em Agosto decidiu convidar Wadada a trazer a Lisboa o projecto "The Great Lakes Suites", inspirado nos grandes lagos da América do Norte.

Com estes dois monstros da improvisação jazzística (Wadada e Threadgill) vão estar ainda o contrabaixista John Lindberg e o baterista Marcus Gilmore, neto de Roy Haynes, um dos bateristas responsáveis pelo movimento "avant garde" dos anos 60 do século passado.

Em suma, quatro grandes músicos a assinalarem os 50 anos da AACM com a improvisão perfeccionista duma viagem musical que, em disco, deu origem a um CD duplo (o tal que foi considerado um dos melhores em 2014) e em palco nos leva a mergulhar nas águas de "The Great Lakes Suites" que é considerado por Wadada o trabalho mais conseguido da sua carreira.