Política

Ascenso Simões demite-se da direção de campanha socialista

Arquivo / Global Imagens

O abandono da campanha acontece poucos dias depois de uma polémica à volta dos cartazes do PS. Ascenso Simões justifica a decisão dizendo que "quem é responsável por uma máquina deve assumir todas as falhas que ela demonstra".

O anúncio foi feito no Facebook. Ascenso Simões diz que informou "o secretário-geral do Partido Socialista da decisão de cessar as funções de diretor de campanha".

Para o agora ex-diretor de campanha, "quem é responsável por uma máquina deve assumir todas as falhas que ela demonstra, deve tirar ilações de tudo o que, publicamente, se reconhece como erro. Tenho um passado que não quero manchar, tenho pelo meu partido de mais de 35 anos um dever de lealdade. E tenho pelo meu país o respeito de sempre ter feito política assumindo todas as responsabilidades de a fazer com elevação e com decência".

Ascenso Simões diz que fica agora mais livre para ser "um simples militante que tudo vai fazer para que o PS se consagre como uma verdadeira força de progresso e de modernização da economia portuguesa".

Nos últimos dias têm-se sucedido polémicas com os cartazes de campanha do PS.

Num dos casos, vários cartazes do PS para ilustrar o lado pessoal do desemprego foram contestados pelas pessoas que aparecem nos 'outdoors' e que afirmam não terem dado autorização para a sua cara ser usada naquela campanha, acrescentando que as histórias a que são associados não correspondem à verdade, segundo noticiou o Observador.

No sábado a presidente da Junta de Freguesia de Arroios tinha alegado que apenas fez a ligação entre o Partido Socialista e as colaboradores da junta que acabaram por ser fotografados para os cartazes da campanha. Margarida Martins, a autarca, garantia que a responsabilidade da utilização das imagens era da organização do partido.

Redação