Outras modalidades

Atletismo: 15 portugueses convocados para Pequim 2015

Atletismo Henrique da Cunha/Global Imagens

A Federação Portuguesa de Atletismo anunciou esta terça feira, os eleitos para representar Portugal nos campeonatos do mundo, que começam no dia 22. Nelson Évora é o cabeça de cartaz.

A lista inclui todos os atletas que conseguiram alcançar os mínimos.

Yazaldes Nascimento, será o primeiro português a pisar a pista do estádio olímpico "Ninho dos Pássaros". O campeão nacional dos 100 metros é único velocista que integra a Seleção e, na madrugada portuguesa do dia 22, vai correr numa das séries eliminatórias da prova mais rápida do mundo.

Horas depois, se for apurado, regressará à pista para a 2ª ronda de eliminatórias, numa altura em que já Patricia Mamona e Susana Costa estarão a tentar o apuramento para a final do triplo.

Dos 15 atletas que alcançaram mínimos para estar nestes mundiais, o destaque maior vai para Nelson Évora.

O antigo campeão olímpico e do mundo, regressa à pista onde ganhou, em 2008, a medalha de ouro, nos jogos de Pequim. É a maior esperança portuguesa para uma medalha nestes mundiais.

Sara Moreira e Dulce Félix, vão correr os 10000 metros e Filomena Costa é a única representante portuguesa na maratona feminina.

Viajam ainda para a China dois lançadores: Irina Rodrigues, no disco feminino, e Tsanko Arnaudov, no peso masculino.

A comitiva, é dominada, pelos 6 marchadores. Três mulheres nos 20 km: Inês Henriques, Vera Santos e Ana Cabecinha; os irmãos João e Sérgio Vieira, nos 20 km masculinos; Pedro Isidro, nos 50 km.

É uma das mais curtas representações portuguesas de sempre, em mundiais de atletismo ao ar livre. Mesmo assim, maior que em 2013, em Moscovo, onde só estiveram 13 portugueses.

Os mundiais de atletismo em Pequim começam no dia 22 deste mês e prolongam-se até dia 30 de agosto.