Desporto

Arouca vence 2-0 em Moreira de Cónegos na estreia de Vidigal

Arouca-Moreirense Octávio Passos/Lusa

O Arouca venceu este domingo em casa do Moreirense por 2-0, em encontro da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, com golos marcados nos últimos vinte minutos.

Na estreia de Lito Vidigal no comando técnico da equipa arouquense, Nuno Coelho marcou aos 70 minutos e Maurides estabeleceu o resultado final aos 77, num jogo em que o Moreirense até arrancou melhor, mas sem nunca conseguir convencer.

Luís Carlos desperdiçou, aos sete minutos, uma das melhores e mais flagrantes oportunidades de golo de toda a partida. O avançado brasileiro que chegou esta época do campeonato polaco deslumbrou-se ao ver-se isolado perante Bracali e permitiu que o guardião visitante intercetasse a bola.

O Arouca respondeu com Lucas a aproveitar muito bem uma perda de bola de Marcelo Oliveira mesmo à entrada da área dos minhotos, mas Nilson fez a primeira de várias e determinantes defesas, conseguindo adiar o mais possível o golo adversário.

Numa partida equilibrada, foi notório que ritmo de jogo ainda falta a ambas as equipas, sendo que aos vimaranenses falta sobretudo uma estratégia de ataque, ficando evidente que puxar Alan Shons para ala direita está longe de ser solução: o médio brasileiro mostrou dificuldade em posicionar-se, deixando Boateng e Luís Carlos sem apoio no ataque.

Aos 41 minutos, Nuno Valente voltou a por à prova Nilson que voltaria a brilhar no minuto seguinte (42) ao defender um remate forte cruzado de Roberto.

Após o intervalo, Moreirense e Arouca continuaram tímidos e a jogar muito no meio campo, procurando não expor as suas fragilidades. Luís Carlos, aos 46 minutos, podia ter inaugurado o marcador, mas Ivo Rodrigues, aos 57, também esteve perto de marcar, acabando por ser mais feliz Nuno Coelho ao completar, ao segundo poste, de cabeça um canto, aos 70, dando vantagem ao Arouca.

Bastou esperar mais sete minutos para ver a vantagem elada por intermédio de Maurides, que só teve de encostar a bola após remate de Ivo Rodrigues que Nilson defendeu mas não segurou (77 minutos).

O clube de Guimarães mostrou-se incapaz de inverter a situação e o técnico Miguel Leal ainda viu Boateng sair lesionado nos instantes finais, aumentando as dores de cabeça quanto ao ataque já que continua a faltar-lhe o paraguaio Cardozo, condicionado desde a época passada, e João Vieira foi operado na sexta-feira, desconhecendo-se o tempo de paragem.