Economia

Já nasceu o "Banco CTT"

Fábio Poço / Global Imagens

O banco tem 34 milhões de euros de capital social e deverá contratar 100 trabalhadores.

A marca foi registada na tarde desta segunda-feira, assinalando mais um passo numa ambição antiga dos correios. O banco é detido a 100% pelos CTT e vai ser dirigido por Francisco Lacerda, que acumula com a presidência dos serviços postais. Mas o cargo de presidente executivo será assegurado por Luis Pereira Coutinho.

O banco tem 34 milhões de euros de capital social.

Ouvido pela TSF, Francisco Lacerda adiantou que o banco deve começar a atividade ainda este ano.

Estima-se que o "Banco CTT" venha a contratar cerca de uma centena de trabalhadores. Para já, diz Francisco Lacerda, 30 já estão a trabalhar no banco postal.

A nova instituição financeira está ainda está dependente do registo especial junto do Banco de Portugal que vai agora confirmar se o Banco CTT reune todas as condições mecessárias para inicar actividade

Nos últimos meses, tem-se falado numa possível aquisição, por parte dos CTT, do ActivoBank, o banco digital detido pelo Millennium BCP. Sobre essa possibilidade, Francisco Lacerda sublinha que não há desenvolvimentos significativos: "O que foi dito foi que poderia fazer sentido [a aquisição de] um pequeno banco que encaixasse na nossa filosofia. Não há nenhuma novidade a apontar em relação a essa possibilidade".