Bolsa

"Mau tempo" continua nos mercados asiáticos, mas Europa "desanuvia"

Reuters

As praças europeias começaram o dia a recuperar das perdas de segunda-feira, depois de no oriente a sessão ser novamente marcada por acentuados prejuízos.

À semelhança do que acontece na generalidade das bolsas europeias, a de Lisboa abriu em terreno positivo, com o PSI20, o principal índice da praça lisboeta, a subir 1,22%, para os 5.042,12 pontos.

Na segunda-feira, o principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) encerrou a perder 5,80%, com todas as cotadas em queda, num dia de fortes perdas nas bolsas europeias, penalizadas pela inquietação quanto ao abrandamento da economia chinesa e do crescimento mundial.

O PSI20 encerrou em 4.981,26 pontos e o Banif foi o título que mais recuou (-10,34%).

Bem diferente foram as sessões na Ásia, já concluídas. A bolsa de Xangai, por exemplo, registou esta terça-feira perdas de 7%.

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em outubro, abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures de Londres, a valer 43,02 dólares, mais 0,77% do que no fecho da sessão anterior.

Na segunda-feira, o preço do barril de petróleo Brent encerrou no mercado de futuros de Londres a 42,62 dólares, menos 6,49% do que no fecho na sexta-feira.

O preço do petróleo continuou a tendência descendente que tem seguido nas últimas semanas devido à preocupação sobre a evolução da economia chinesa.