Economia

Se receita de impostos se mantiver sobretaxa de IRS pode descer para 2,6%

Bruno Simões Castanheira

Governo divulgou números da execução orçamental. Receitas de IRS e IVA até julho aumentaram 4,4% face ao período homólogo.

Se as receitas de IRS e IVA se mantiverem até ao fim do ano, a sobretaxa de IRS vai ser reduzida de 3,5 para 2,6%.

A execução orçamental mostra que as receitas de IRS e IVA até julho aumentaram 4,4% face ao mesmo período do ano passado.

Se esta tendência se mantiver até ao final do ano, o governo promete uma devolução de 25% da sobretaxa recuando desta forma para 2,6%.

A partir desta terça-feira serão actualizados no portal das Finanças a evolução do crédito fiscal da sobretaxa e o simulador personalizado na página pessoal de cada contribuinte.

O PS considerou que os dados da execução orçamental divulgados são "mais uma manobra de propaganda política" e que a consolidação orçamental está a ser feita à custa das famílias e das empresas. "Na divulgação destes dados, o Governo ensaiou mais uma manobra de propaganda política, anuncia um cada vez maior aumento da pressão fiscal sobre os portugueses acenando em troca com a fábula da devolução fiscal a ser realizada por um outro Governo no futuro", afirmou Fernando Rocha Andrade, Secretário Nacional do PS.