Benfica, no pote 1, e FC Porto, no pote 2, vão esta quinta-feira a sorteio na fase de grupos da Liga dos Campeões, no Mónaco. Os grandes candidatos à vitória final integram aqueles dois potes, mas também há adversários problemáticos nos restantes dois.
O Benfica está alinhado no pote 1 que inclui exclusivamente os campeões nacionais dos respetivos países, uma novidade em relação a anos anteriores. Assim, os encarnados têm a companhia de Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, PSG, Juventus, Zenit S.Petersburgo e PSV Eindhoven. Significa isto que as águias não vão defrontar qualquer deles, mas o FC Porto irá ter garantidamente um no seu grupo de apuramento.
Raciocínio inverso pode fazer-se para o pote 2. Nenhum jogará com os dragões, mas um deles surgirá no caminho do Benfica. Este pote, além do FC Porto, integra Real Madrid, Atlético de Madrid, Arsenal, Valência, Manchester City, Manchester United e Bayer Leverkusen.
A partir daqui todos os restantes são potenciais adversários das duas equipas portuguesas. Sendo que há algumas com capacidade para discutir a qualificação para os oitavos de final da Champions. No pote 3 encontramos Lyon, Dínamo de Kiev, Olympiacos, Galatasaray, Roma, CSKA Moscovo, Shakthar Donetsk e Sevilha. No pote 4 marcam presença Borússia de Moenchengladbach, Wolfsburgo, Dínamo de Zagreb, Maccabi Telavive, Gent, Malmoe, BATE Borisov e Astana.
O sorteio realiza-se esta quinta-feira, a partir das 17 horas, no Forum Grimaldi, no Mónaco.