Mundo

Detidos três suspeitos ligados à morte de 71 migrantes na Áustria

Reuters

Tudo indica que as 71 pessoas encontradas mortas, 59 homens, 8 mulheres e 4 crianças, serão de nacionalidade síria. A polícia austríaca adianta que a causa da morte terá sido asfixia. As autoridades confirmam também a detenção de três pessoas ligadas a este caso.

Em conferência de imprensa, o chefe da polícia de Burgenland e a ministra austríaca do Interior confirmaram a detenção de três indivíduos, o proprietário e dois condutores do camião no qual foram encontrados os 71 migrantes, alegadamente envolvidos numa rede, búlgara-húngara, de tráfico de seres humanos.

De acordo com estes responsáveis, a causa da morte das 71 pessoas terá sido asfixia. Os refugiados foram encontrados dentro de um camião frigorífico que esteve parado mais de 24 horas até ser detetado numa autoestrada do país.

A ministra austríaca do Interior sublinhou, nesta conferência de imprensa, que as autoridades vêm o que aconteceu como um homicídio, um crime muito grave e prometeu investigar tudo ao pormenor.

Também o responsável da polícia de Burgenland, o estado próximo da fronteira. e onde foram encontrados os corpos, afirmou que o que se passou mostra que é necessário tomar medidas para controlar o fluxo de migrantes dos últimos dias.

As autoridades austríacas garantiram ainda que não vão tomar medidas repressivas, mas vão reforçar as equipas nas fronteiras porque querem ter meios para poder fixar postos de controlo onde possam falar com as pessoas, perceber de onde vêm, para onde querem ir e em que condições estão. Deixaram também claro que este trabalho tem que ser feito antes da chegada do inverno.

As autoridades austríacas já estão em contacto com a Hungria para tentar perceber o que terá acontecido e procuram familiares dos 71 refugiados encontrados mortos.