Artes

Ícone do cinema de terror Wes Craven morreu aos 76 anos

Mario Anzuoni/ Reuters

Wes Craven, diretor de filmes de terror icónicos como as séries "Scream" ou "Pesadelo em Elm Street", morreu no domingo aos 76 anos, informou a família.

Freddy Krueger, o homem queimado, com longas garras afiadas em vez de dedos, apanhava os jovens no sono. Foi o terror de muitas gerações.

Wes Craven, cuja personagem Freddie Krueger aterrorizou gerações de espetadores de cinema em todo o mundo, travava uma luta com um tumor no cérebro.

O filme projectou a carreira de Wes Craven, que começou por ser professor de inglês, antes de se dedicar ao cinema.

O realizador norte-americano confessou que nos primeiro filmes foram feitos sob pseudónimo, alguns cabiam na categoria de hard-core, mereciam mesmo a bolinha vermelha no canto superior direito.

Foi o pesadelo em Elm street que tornou famoso Wes Craven. O filme custou menos de 2 milhões de dólares, mas arrecadou mais de 25 milhões, dando origem a uma sequela com 8 fitas.

O pesadelo de Elm Street chegou a passar no Fantasporto, no final dos anos 80. Wes Craven dedicou-se de resto, aos filmes fantásticos e de terror. Ainda realizou Scream, recebendo vários prémios em festivais de todo o mundo.

Nos últimos 3 anos, já com a saúde debilitada, continuou a trabalhar em televisão e num novo filme, A rapariga nas fotografias, que deve estrear em Toronto, no próximo mês.

Este domingo, chegou o sono eterno de Wes Craven. Tinha 76 anos.

Cristina Lai Men