A direção de informação da Lusa demitiu-se, depois de o Conselho de Administração ter decidido afastar o diretor de informação, Fernando Paula Brito. O Expresso adianta que Pedro Camacho, ex-diretor da revista Visão, deverá ser o novo diretor da agência.
Numa nota à redação da agência de notícias, Fernando Paula Brito explica que o Conselho de Administração da Lusa, através da sua presidente, Teresa Marques, o informou da sua "decisão de realizar uma alteração na estrutura da Lusa que inclui a mudança do diretor de informação".
Na sequência desta decisão, os diretores adjuntos,Nuno Simas e Ricardo Jorge Pinto, também em funções desde 2011, apresentaram também a sua demissão "solidariamente", o que representa a saída de funções de toda a direção de informação.
Fernando Paula Brito e os diretores adjuntos adiantam que vão permanecer em funções até 04 de outubro.
A edição online do Expresso adianta que o jornalista Pedro Camacho, ex-diretor da revista Visão, deverá assumir em outubro o cargo de diretor de informação da agência Lusa.
A presidente do Conselho de Administração da Lusa explicou,entretanto, que o afastamento do diretor de informação surge no âmbito da reorganização da agência, que pretende alguém com mais experiência de gestão no cargo, rejeitando qualquer intervenção da tutela.
Teresa Marques, explicou que o diretor de informação tem hoje que "ter outros requisitos em termos de experiência de gestão e controlo orçamental que antes não eram tão vistos na função de diretor de informação, porque era uma função mais editorial".
"Procuramos um perfil diferente: obviamente um jornalista, porque a parte editorial continua a ser o 'core business' (principal), um jornalista que seja reconhecido. Como marca que a Lusa é, tem que ser alguém reconhecido no mercado como um grande jornalista e independente", adiantou Teresa Marques, sobre o nome que será ainda hoje proposto ao conselho de redação da agência e, após parecer deste órgão, à Entidade Reguladora para a Comunicação Social .