Sociedade

Governo reforça Plano de Desenvolvimento Rural com 200 milhões de euros

Steven Governo / Global Imagens

Assunção Cristas explica à TSF que a verba sairá do Orçamento de Estado e que, com este reforço, é possível garantir que nenhuma candidatura será excluída.

Atualmente o Plano de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) tem um orçamento de 570 milhões de euros até 2020. Uma verba que diz o Ministério da agricultura não chega para financiar o elevado número de candidaturas apresentadas.

O reforço de 200 milhões de euros será retirado dos vários orçamentos de estado, até 2020. Com esta verba suplementar, Assunção Cristas garante, em declarações à TSF, que todas as candidaturas serão financiadas: "As candidaturas foram tão expressivas que foi necessário reforçar o PDR 2020 de maneira a não termos de aplicar critérios de seleção. Não temos de excluir agricultores".

O anúncio desta medida é feito a menos de um mês das eleições legislativas, mas Assunção Cristas não aceita qualquer acusação de eleitoralismo: "Se tivesse anunciado o que estou a dizer hoje há dois meses atrás não estaria, com toda a tranquilidade e segurança, a garantir que todos os agricultores que se candidataram a estas medidas vão efetivamente ser pagos. Estou a anunciar no primeiro momento em que me foi possível".