Perante as notícias que apontavam para o adiamento da operação, o regulador remete para momento oportuno o resultado desse processo negocial que "está a desenvolver". A SIC Notícias avança que as negociações seguem com os norte-americanos da Apollo.
O Banco de Portugal reiterou esta sexta-feira que iniciou negociações com os potenciais compradores que apresentaram propostas vinculativas na fase III do processo de venda do Novo Banco, remetendo para momento oportuno o resultado desse processo negocial que "está a desenvolver".
O esclarecimento surge depois de, esta sexta-feira, o Diário Económico e o semanário Sol adiantarem, citando fontes próximas do processo, que a venda do Novo Banco poderia ser adiada para depois das eleições legislativas, porque o Governo e o Banco de Portugal consideram que as ofertas que estão em cima da mesa estão muito aquém do desejado e não querem vender a instituição ao desbarato.
O Diário Económico escreve que a oferta final dos chineses da Fosun previa um encaixe líquido para o Fundo de Resolução de 1,5 mil milhões de euros, ou seja, metade do que pretendia o Banco de Portugal. O jornal acrescenta que o processo de venda que está em curso deve ser, por isso, anulado e relançado um novo concurso com prazos mais curtos para depois das eleições. O jornal questionou o regulador, mas este não confirmou nem desmentiu.
Questionado sobre estas questões, o supervisor bancário responde que, "como já é do conhecimento público, o Banco de Portugal iniciou uma fase de negociações (Fase IV - Decisão Final) com os potenciais compradores que apresentaram propostas vinculativas durante a Fase III do procedimento de venda do Novo Banco".
Além disso, refere, que "oportunamente, o Banco divulgará o resultado do processo negocial que está a desenvolver para concretizar a venda do Novo Banco SA".
Segundo a estação de televisão SIC Noticias, essas negociações são com os norte-americanos da Apollo mas, até ao momento, não há qualquer confirmação oficial. A estação de televisão adianta ainda que a Fosun abandonou as negociações na passada terça-feira.
Depois de as negociações entre o Banco de Portugal e a chinesa Anbang terem falhado, o supervisor iniciou negociações com a Fosun. O fundo norte-americano Apollo foi um dos candidatos que também apresentou uma proposta vinculativa na fase III do processo de venda do Novo Banco.
* Notícia atualizada às 13:21 com posição do Banco de Portugal