Legislativas 2015

"Paixão de Costa pela Educação dá forte mas passa depressa"

Paulo Novais / Lusa

Na cidade dos estudantes, o líder do PCP, Jerónimo de Sousa, escolheu falar de Educação, uma paixão que o PS de António Costa prometeu recuperar.

"Seria muito interessante que António Costa esclarecesse no que estava a pensar quando, no recente comício em Faro, afirmou que o PS vai voltar à paixão pela Educação. Já tem idade suficiente para saber que as paixões de verão dão forte mas passam depressa, como tem acontecido com o PS", disse Jerónimo de Sousa, num comício de Coimbra, que decorreu ontem à noite nas Escadarias Monumentais.

"A que paixão estaria a referir-se? Àquela que encerrou mais de 3100 escolas do 1º ciclo, a que criou um batalhão de 37 mil docentes precários facilitando a vida ao atual Governo", questionou.

O líder da CDU critica o que diz ser a elitização do setor, vítima de um dos maiores ataques desde o 25 de Abril: "Enquadra-se nesse ataque à escola pública a contratualização com privados de respostas que as escolas públicas estariam em condições de dar mas também a municipalização da Educação sustentada na falácia de que se trata de descentralização de competências".

Promete lutar pela revogação do processo de descentralização de competências na Educação para os Municípios, pelo fim das propinas no Ensino Superior e pela gratuitidade dos manuais escolares. Força - garante Jerónimo - é coisa que não lhe falta: "Dizem que esta campanha está sobre os ombros do secretário geral do PCP, sozinho, coitado, com aquela idade. Pois quero dizer-vos que enquanto vocês não se cansarem, não me cansarei para conseguir um grande resultado da CDU nas eleições de 4 de outubro", concluiu.