Saúde

Mais de 100 privados assinam contratos com o Estado para realizar colonoscopias

Fábio Poço / Global Imagens

O ministério da Saúde vai assinar nos próximos 15 dias contratos com mais de uma centena de prestadores privados para a realização de colonoscopias com anestesia.

As primeiras 37 convenções para a região de Lisboa começam já hoje a ser assinadas. Artur Mimoso, dos Serviços Partilhados do Ministério garante que na próxima semana ficam concluídos os contratos, cerca de 40, na região do Porto e daqui a 15 dias em Coimbra, onde cerca de 30 clínicas privadas vão passar a fazer colonoscopias aos utentes do Serviço Nacional de Saúde.

O Estado vai pagar aos privados cerca de 100 euros por exame e os contratos têm a duração de cinco anos, como determinada a lei das convenções.

Artur Mimoso sublinha que os contratos têm efeito imediato, ou seja, a partir do momento em que são assinados os utentes do SNS podem marcar a colonoscopia em qualquer das clínicas e hospitais privados.

Em declarações à TSF, Artur Osório, presidente da Associação de Hospitalização Privada, em representação dos privados que assinaram estes acordos com o Estado, diz que a partir de agora "é certo que acabaram as longas filas de espera".