Legislativas 2015

Costa pede maioria que não dê pretextos ao PR para recusar Governo PS

António Costa André Kosters/Lusa

O secretário-geral do PS, sem referir diretamente o Presidente da República, pediu esta quinta-feira aos eleitores um resultado "absolutamente inequívoco" para não dar pretextos a ninguém para se recusar a nomear um Governo socialista na segunda-feira.

António Costa deixou o aviso na parte final da sua intervenção no almoço em Gaia, em que pediu aos simpatizantes e militantes socialistas para que convençam "um a um aqueles que ainda estão indecisos". Costa sublinhou a importância de convencer os indecisos porque a abstenção favorece a coligação Portugal à Frente.

"Convençamos até, um a um, aqueles que estão propensos a votar em outras forças políticas, mas não nos podemos deixar de bater por cada voto. Desta vez cada voto vai ser mesmo absolutamente essencial para garantir um resultado absolutamente inequívoco - uma maioria absoluta que não dê pretextos a ninguém para não nomear na segunda-feira um novo Governo do PS para governar Portugal nos próximos quatro anos", declarou.

Na quarta-feira, à margem da 70ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Cavaco Silva disse que sabe "muito bem aquilo que irá fazer" no pós-eleições e que é "totalmente insensível a quaisquer pressões", escusando revelar "um centímetro" do que tem na "cabeça".