Uma sondagem publicada esta quinta-feira mostra que o nível de popularidade da chanceler alemã está no nível mais baixo desde há quatro anos.
A preocupação com a vaga de refugiados que tem chegado à Alemanha está a afectar o nível de popularidade da chanceler alemã. Uma sondagem do The Deutschlandtrend para o canal alemão ARD, publicada esta quinta-feira, mostra uma queda de 9 pontos, para 54%. É o valor mais baixo desde há quatro anos, quando a crise financeira da zona do euro estava no auge.
A mesma sondagem releva que 51% dos inquiridos está assustado com o número de refugiados que pede asilo na Alemanha. Um aumento de 13 pontos percentuais relativamente ao mês passado. O inquérito mostra ainda que 44% dos alemães considera que a imigração traz mais desvantagens do que benefícios para a Alemanha (uma subida de 11 pontos percentuais em relação ao mês anterior).
Só no mês de Setembro estima-se que tenham chegado mais de 200 mil migrantes ao país. O governo aponta para que, ao longo deste ano, o número atinja os 800 mil. As medidas de acolhimento assumidas por Angela Merkel foram inicialmente bem aceites pelos alemães, mas à medida que o fluxo de refugiados continua a chegar ao país as críticas têm-se intensificado.
A acompanhar a tendência descendente de Merkel, a sondagem do ARD mostra um aumento de popularidade do líder da CSU bávara, Horst Seehofer. O conservador, um dos maiores críticos da política de refugiados da chanceler, viu a popularidade crescer 11 pontos para 39%.