Os números são da Proteção Civil. Até às 20:00 de segunda-feira, registaram-se mais de 600 ocorrências devido à muita chuva e vento, sobretudo, no Norte Litoral. A situação regressa, agora, à normalidade.
O balanço do dia foi feito à TSF por Miguel Cruz, Adjunto de Operações Nacional da Proteção Civil. Ao todo, registaram-se, até às 20 horas de segunda-feira, periodo em que terminou o alerta amarelo, 627 ocorrências devido a vento forte e chuva.
De acordo com Miguel Cruz, "as principais situações, 281, referem-se à queda de árvores". Ao mesmo tempo, verificaram-se "146 inundações e 48 quedas de estruturas.", detalhou o Adjunto de Operações Nacional.
As zonas mais atingidas foram "os distritos do Norte Litoral, sobretudo, Braga com 80 ocorrências e Viana do Castelo com 76", adiantou Miguel Cruz.
Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, é esperada uma melhoria do tempo para as próximas horas. O Adjunto de Operações Nacional acrescenta que "a situação vai regressar à normalidade dentro daquilo que é habitual nesta época do ano". Ou seja, "sol e pouca precipitação", salienta Miguel Cruz.