A direção e administração da RTP decidiram não enviar a candidatura de Portugal ao festival que se vai realizar na Suécia.
Num comunicado a RTP revela que "depois duma longa e ponderada avaliação da nossa participação neste evento e ao mesmo tempo a necessidade de substituir e criar novos conteúdos, decidiu a direção de programas da RTP não considerar este ano o ESC (Eurovision Song Contest) na sua grelha de programação".
"Depois de algumas dezenas de anos a participar neste grande evento, vamos fazer uma pausa mas fica a promessa de um regresso na edição de 2017", conclui a RTP, neste comunicado oficial.
Esta é a quinta vez que Portugal fica fora do concurso. Nas edições de 1970, 2000, 2002 e 2013 a música portuguesa não esteve pressente na Eurovisão.
Portugal é o país com mais presenças entre os que nunca venceram nem conseguiram um lugar no top 5. Este ano, em 2015, Leonor Andrade foi a representante portuguesa, com "Há Um Mar Que Nos Separa", de Miguel Gameiro, que não passou das semifinais.
O festival de 2016 vai realizar-se em Estocolmo, na Suécia, nos dias 10,12 e 14 de maio. Até à data, estão confirmadas as participações de quase 40 países.