A Polícia Marítima está há uma semana no mar entre a Grécia e a Turquia. Dos 411 resgatados, mais de cem eram crianças ou bebés.
Os agentes da Polícia Marítima portuguesa que estão envolvidos, há uma semana, numa operação europeia de controlo das fronteiras no mar Egeu, já resgataram 411 refugiados e detiveram dois "facilitadores" das viagens dos migrantes. Veja o vídeo aqui.
A equipa nacional está a Norte da ilha de Lesbos onde faz patrulhas diárias de seis horas. Numa semana de trabalho detetaram 66 embarcações que não precisaram de apoio, mas apoiaram ou rebocaram outras 12 em 11 missões de busca e salvamento.
Das 411 pessoas resgatadas, 108 eram crianças ou bebés, havendo ainda registo de um homem idoso numa cadeiras de rodas e de duas pessoas que precisaram de primeiros-socorros.
Quanto aos dois traficantes ou "facilitadores" detidos, em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional explica que nenhum ofereceu resistência. Os dois foram interceptados sozinhos, um deles quando regressava à Turquia. Ambos tinham "dinheiro de vários países" e um deles várias armas brancas.