Saúde

80% das pessoas queixa-se de dores nas costas

DR

No dia Mundial da Coluna, a Organização Mundial da Saúde alerta para o aumento dos casos de doenças na coluna em todo o mundo, especialmente nos países desenvolvidos.

Em Portugal, as dores nas costas são uma das principais causas de consultas médicas. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física nos adultos.

No dia Mundial da Coluna, a TSF conversou com o presidente da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral que sublinha que estas doenças continuam a estar no topo das razões que levam as pessoas a faltar ao trabalho.

Álvaro Lima defende que a forma mais eficaz de alterar este cenário é a aposta na prevenção. O médico diz que é preciso alterar hábitos de vida, cada vez mais sedentários, apostar na prática de exercício físico regular e na melhoria da alimentação como forma de evitar a obesidade.

O presidente da Sociedade Portuguesa da Coluna Vertebral sublinha ainda que é fundamental ter uma postura corporal correta ao longo de todo o dia, seja a trabalhar ou até mesmo a dormir. Álvaro Lima chama a atenção para o fato das doenças na coluna não terem cura, apenas tratamento, que pode ser, em casos graves, o recurso à cirurgia.

Algumas das principais doenças da coluna são a escoliose, a hérnia discal degenerativa ou a espondilartrose.