Política

Marisa Matias é a candidata apoiada pelo BE à presidência

Pedro Correia / Global Imagens

A eurodeputada de 39 anos é a escolha do Bloco de Esquerda para a corrida a Belém de 2016. Catarina Martins, a porta-voz do BE, defende que a nomeação de Marisa Matias pretende combater a candidatura "retrógrada e de direita" de Marcelo Rebelo de Sousa.

Natural de Coimbra, a eurodeputada, de 39 anos, cuja candidatura foi aprovada por unanimidade, é descrita por Catarina Martins, porta-voz dos bloquistas, como tendo uma "experiência política nacional e internacional que é determinante nos temas em debate".

"Uma voz da defesa da democracia, da defesa da justiça e da defesa dos direitos humanos", sublinhou.

Na conferência de imprensa após a reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins salientou que Marisa Matias é a figura ideal para abordar os temas da "governação económica na União Europeia" e deixou críticas à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa: "Porque achamos que é uma irresponsabilidade estender uma passadeira vermelha a um comentador televisivo com posições retrógradas e de direita".

A moção aprovada no órgão máximo da direção bloquista prevê "a realização de sessões públicas de apresentação da candidatura de Marisa Matias à Presidência da República".

"O grande drama que temos em todas as eleições é o drama da abstenção. Pela nossa parte, vamos mobilizar. E mobilizar para os temas concretos", acrescentou Catarina Martins.