Saúde

Bastonária dos nutricionistas denuncia falta de profissionais no SNS

Arquivo/Reuters

Nos centros de saúde existem cerca de uma centena de profissionais à disposição dos utentes. Nos hospitais são cerca de 300. Muito poucos, diagnostica a bastonária Alexandra Bento.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas já definiu as prioridades para um novo mandato. Alexandra Bento foi reeleita este fim de semana e para os próximos quatro anos, a nutricionista traçou três objetivos.

A criação da figura de Nutricionista Escolar é uma das metas a alcançar. Alexandra Bento relembra que a figura consta de uma resolução aprovada na Assembleia da República, mas que continua por concretizar.

Outra medida pela qual a bastonária promete lutar é a insuficiência de profissionais no Serviço Nacional de Saúde. Alexandra Bento diz que a realidade está muito aquém das necessidades. Nos centros de saúde existem cerca de uma centena de nutricionistas, quando, nas contas da ordem, são necessários mais trezentos.

Nos hospitais trabalham cerca de 300 profissionais, mas também aqui, Alexandra Bento diz que são insuficientes. A bastonária da Ordem dos Nutricionistas diz que neste campo, os números têm de ser estudados em parceria como Ministério da saúde, face à especificidade de cada unidade hospitalar.

O exercício ilegal da atividade é outra frente de ataque definida pela bastonária da Ordem dos Nutricionistas. Alexandra Bento alerta os doentes para se certificarem da veracidade do currículo dos profissionais, quer através da página na Internet da ordem, que através da requisição da cédula ao nutricionista.