Política

PS e Bloco de Esquerda adiam reunião técnica

Orlando Almeida / Global Imagens

Socialistas pediram "tempo" para analisar questões pendentes e nova reunião deve ter lugar esta terça-feira de manhã.

O terceiro encontro técnico, entre as equipas que lideram as negociações pelo Partido Socialista e pelo Bloco de Esquerda, estava agendado para o início da tarde desta segunda-feira, mas foi adiado por "necessidade do lado do PS", diz à TSF fonte próxima das negociações.

A mesma fonte sublinha que, apesar do adiamento, as conversas entre bloquistas e socialistas estão a "correr bem".

Elementos das delegações dos dois partidos chegaram a encontrar-se na Assembleia da República, mas apenas para "troca de documentos".

Uma outra fonte afirma que o encontro foi adiado, em parte, porque "não há muito para esclarecer", sublinhando, sem detalhar, que ambos os lados já quebraram "um impasse" que tinha sido encontrado nas reuniões anteriores.

Este domingo, após a reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, a porta-voz bloquista, Catarina Martins, confirmou que a questão da Segurança Social "é um ponto central nas negociações" entre PS e BE - em que os bloquistas exigem um recuo, por parte dos socialistas, na intenção de reduzir a Taxa Social Única a cargo das empresas.

Amanhã, os líderes de PS e Bloco de Esquerda são recebidos por Cavaco Silva, no âmbito dos encontros do presidente da República com os partidos políticos que elegeram deputados nas últimas eleições legislativas.