Sociedade

FIFA não pode esquecer África

© Mike Hutchings / Reuters

Em África, os apoios da FIFA são determinantes para os movimentos sociais que lutam pelo desenvolvimento, prevenção da SIDA e treino de liderança.

A FIFA debate-se com reformas internas, depois do escândalo de corrupção que abalou a federação máxima do futebol de cima a baixo. Algumas personalidades do desporto temem agora que essa situação desvie a atenção dos programas de apoio ao desenvolvimento internacionais:

"Estes programas de apoio são fundamentais para nós. Sejamos honestos, sem os projetos de desenvolvimento da FIFA e os Programas de Assistência Financeira, estaríamos com muitas dificuldades." disse o Presidente da União de Futebol das Caraíbas, Gordon Derrick.

Particularmente em África, o apoio da FIFA foi determinante para algumas associações de futebol locais. Os programas da federação financiaram a construção de infraestruturas que lhes permitiram funcionar melhor e desenvolver o desporto, mas não só: estas associações promovem também programas que combinam o desporto com outras questões que afectam as suas comunidades empobrecidas.