Economia

"Negócios em Português" em Maputo

Conferência Negócios em Português DR/TSF

O reforço das parcerias económicas e a importância da fiscalidade no mundo empresarial e no setor público foram alguns dos temas em debate na conferência organizada pela TSF em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados.

A TSF organiza esta terça-feira a conferência "Negócios em Português", em Maputo. A importância da fiscalidade no mundo empresarial e no setor público foi o tema abordado pelo Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados na sessão de abertura.

Domingues Azevedo salientou que as empresas têm de ter as contas em dia e uma forte organização na gestão financeira de forma a garantir a "sustentabilidade económica". O Bastonário defendeu que esta realidade deve ser replicada às contas públicas.

Na sessão de abertura desta conferência, organizada em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), as parcerias económicas estiveram também em destaque. O Embaixador de Portugal em Moçambique realçou a relevância do investimento português no mercado moçambicano, um dos mais representativos no país.

José Augusto Duarte defendeu, no entanto, que o investidor português não pode contar apenas com a língua como fator diferenciador - para ser competitivo é preciso apostar na competência, conhecimento e em preços atrativos.

"A influência da fiscalidade no ambiente de negócios Moçambique-Portugal" foi o tema em debate no segundo painel da conferência "Negócios em Português", em Moçambique. Particiapram neste painel o Bastonário dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, Mário Sitoe e o Bastonario dos Contabilistas Certificados, Domingues Azevedo.

Na sessão de encerramento, destaque para a intervenção do Diretor-geral do Gabinete de Estudos e Cooperação, entidade que pertence à Autoridade Tributaria de Moçambique. Horácio Simão afirmou que a máquina fiscal moçambicana está a esforçar-se para melhorar as relações entre o estado e os contribuintes.