Sociedade

Há uma nova recolha de bens para os refugiados em Lesbos

Refugiados chegam à ilha de Lesbos, 9 de novembro Alkis Konstantinidis/Reuters

Um grupo de voluntários, apoiado pela associação "Famílias Como as Nossas", está a promover, em Lisboa e no Porto, uma recolha urgente de bens destinados aos refugiados que chegam a esta ilha grega.

Está em curso uma nova campanha de recolha de bens destinados aos refugiados que chegam a Lesbos. A associação "Famílias Como as Nossas" está a trabalhar em conjunto com uma organização espanhola, depois de ter recebido vários pedidos de ajuda desta ilha grega.

Nuno Félix, porta-voz desta associação, que promoveu o comboio humanitário de ajuda portuguesa até à Croácia, diz que Portugal não pode ficar indiferente. Por isso, decidiu avançar com esta iniciativa.

"Já tínhamos participado noutras recolhas de donativos e continuávamos a receber pedidos da parte dos voluntários que estão nos campos de Lesbos", explica o responsável. Nas redes sociais encontraram um parceiro em Espanha, que permite racionalizar os esforços da associação.

Com o inverno à porta, Nuno Félix diz que os bens mais necessários são peças de roupa. Os refugiados que chegam à ilha grega de Lesbos seguem depois para a zona dos Balcãs, onde as baixas temperaturas já se fazem sentir.

A recolha decorre até ao próximo domingo, em vários pontos em todo o país, que podem ser consultados no site da associação, grupo ou página de facebook. Cinco dias depois, os bens recolhidos são enviados para a Grécia num contentor.