Desporto

Irmãos Souto, entre a patinagem e a medicina

Mariana e José Souto entrevistados pela TSF TSF

José e Mariana são irmãos e conjugam a alta competição com um rendimento escolar de excelência. Nomeados para a gala da Confederação do Desporto de Portugal, os irmãos Souto são um exemplo.

Ao contrário da esmagadora maioria dos adolescentes José Souto (19 anos) e Mariana Souto (17 anos) passaram o Verão praticamente de patins calçados. Pelos menos 6 horas por dia, todos os dias. O esforço foi recompensado, em Agosto venceram o Campeonato da Europa de Pares de Dança e em Setembro juntaram-lhe o título Mundial, em Cali na Colômbia, onde José também venceu na categoria de Solo Dance.

"É preciso esticar o tempo", explica José. "Porque são duas actividades que consomem muito tempo. É preciso conciliar bem o tempo de estudo com o de treino para conseguir um bom desempenho nas duas coisas".

"Este ano, em Pares, subimos a séniores, a competição vai ser feroz porque apanhamos atletas muito mais velhos que nós mas vamos preparar-nos para dar-mos o nosso melhor neste salto para a categoria sénior", diz Mariana Souto.

Os irmãos Souto estão nomeados para a Gala da Confederação do Desporto de Portugal, José é candidato a Jovem Promessa do Ano enquanto Mariana concorre na categoria de Atleta Feminina do Ano. Os dois são atletas da Academia de Patinagem da Casa do benfica de Paredes.

Nuno Miguel Martins