A União Geral dos Trabalhadores (UGT) defendeu, em Belém, que Cavaco Silva deve dar posse a um governo socialista com apoio dos restantes partidos da esquerda parlamentar.
O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, considerou que o país precisa de "estabilidade" e que a solução apresentada pelo PS deve ser seguida.
"Qualquer decisão que o presidente venha a tomar deve ter em consideração que há uma maioria parlamentar na Assembleia da República", sublinhou Carlos Silva, acrescentando que "há uma proposta do PS com um conjunto de medidas que vêm ao encontro das expectativas dos trabalhadores", sendo por isso do interesse da UGT que seja validada.
À saída do encontro com Cavaco Silva, Carlos Silva mostrou-se muito satisfeito pelo facto de o Presidente da República ter pedido para ouvir os parceiros sociais, dando relevância ao papel que representam na sociedade portuguesa e em particular na concertação social.
Carlos Silva lembrou ainda que "o PS sempre defendeu a importância da concertação social" e garantiu que a UGT vai assegurar-se de que isso vai manter-se.