A Newshold vai fechar e dois terços dos funcionários serão despedidos. Os dois jornais vão manter-se, mas sofrer uma profunda reestruturação. Sindicato dos Jornalistas mostra preocupação.
Os dois títulos, "Sol" e "I", vão pelo menos nos tempos mais próximos, manter-se. Mas os jornais vão sofrer uma grande reestruturação. 66 jornalistas vão assegurar que o "I" saia durante os dias úteis, terminando a edição de fim-de-semana, e que o "Sol" volte a ter a edição nas bancas no sábado, como acontecia quando foi lançado em Portugal.
O encerramento da Newshold levará ao despedimento de 120 trabalhadores, que, segundo apurou a TSF, terão assegurado o pagamento de todos os subsídios e respetiva indemnização.
No plenário que aconteceu esta manhã foi garantido aos trabalhadores que os salários deste mês de novembro serão pagos até ao final da semana e o subsídio de Natal até dia 25 de dezembro.
Com efeito imediato, a Newshold anunciou que a carrinha que assegura o transporte entre Lisboa e Queijas, a sede, vai acabar.
Os diretores das publicações que transitarem para a nova empresa sofrerão um corte de 50% no salário.
Em 2014, o Sol registou um prejuízo na ordem dos 4,4 milhões de euros e o "I" de 3,8 milhões.
Sindicato acompanha com preocupação
Este caso está a ser acompanhado com "imensa preocupação" pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ).
Ana Luís Rodrigues, da direção do SJ, entende que a situação é preocupante "quer do ponto de vista laborar quer da diversidade informativa e da cobertura" feita por estes órgãos de comunicação.
O Sindicato dos Jornalistas anuncia que vai pedir uma reunião à empresa e sugere que as pessoas afetadas por este despedimento "se mantenham unidas e não assinem já documentos que depois possam vir a prejudicar a sua situação".
A dirigente sindical diz mesmo ter indicações de que as pessoas "estão a ser pressionadas a assinar alguns documentos podem pôr em causa créditos futuros", normalmente devidos em casos de despedimento coletivo.