A professora universitária Susana Sargento, cofundadora da empresa tecnológica Veniam, é uma das nove finalistas do Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016, anunciou o gabinete do comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
O Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia distingue "mulheres com ideias de vanguarda", que fundaram ou cofundaram empresas consideradas de sucesso e que beneficiaram, durante as suas carreiras, de financiamento europeu para a investigação e inovação.
Entre as finalistas da edição de 2016 do Prémio Mulheres Inovadoras estão também concorrentes de Israel, Irlanda, Suécia, Alemanha, Finlândia e França, que criaram empresas inovadoras em vários setores, em particular nas ciências da vida e nas tecnologias de informação e comunicação.
As três vencedoras, que serão anunciadas a 09 de março, recebem prémios de 100.000, 50.000 e 30.000 euros, respetivamente para primeiro, segundo e terceiro lugares.
A Veniam, com sede em Silicon Valley, nos Estados Unidos, e com equipa de engenharia no Porto, foi criada, em 2012, por João Barros, professor na Universidade do Porto, e Susana Sargento, docente da Universidade de Aveiro.
A eles se juntou o casal norte-americano Roy Russell e Robin Chase, respetivamente diretor técnico e fundadora da Zipcar, considerada a maior empresa do mundo de "carsharing", subsidiária do grupo Avis.
A Veniam, que também tem instalações em Singapura, desenvolve soluções para a "internet em movimento", transformando automóveis em pontos de acesso à internet sem fios.
No Porto existe a maior rede de acesso à internet sem fios em veículos, que oferece WiFi grátis a 115 mil utilizadores ativos, nomeadamente em táxis e em autocarros, segundo o portal do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.
Entrevistada pela TSF, Susana Sargento diz que esta nomeação "significativa que (a União Europeia) dá valor ao trabalho cientifico feito em Portugal".
Ao Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016 apresentaram-se 64 candidaturas provenientes dos estados-membros da União Europeia e de países associados ao Honrizonte 2020, programa financeiro europeu que apoia a investigação e a inovação.