Mundo

Mais de um milhão de refugiados e migrantes chegaram à Europa este ano

Refugiado sírio com criança, a tentar chegar à ilha de Lesbos, na Grécia (setembro de 2015) Alkis Konstantinidis/Reuters

A Organização Internacional para as Migrações diz que esta é já a maior vaga de migração desde a Segunda Guerra Mundial.

Só este ano, chegaram à Europa 1.005.504 migrantes e refugiados. O número é quatro vezes superior ao registado no ano passado.

Os pontos de entrada foram a Bulgária, Itália, Espanha, Malta, Chipre e, principalmente, a Grécia. De acordo com os dados da Organização Internacional para as Migrações (OIT), a grande maioria (816.752) entrou pelas ilhas gregas, numa viagem feito por mar.

Quanto à nacionalidade, são essencialmente sírios que chegam, a fugir da guerra civil, mas há também afegãos, iraquianos e eritreus, que tentam escapar aos conflitos nos países de origem.

A OIT diz que esta é já a maior vaga de migração desde a Segunda Guerra Mundial, mas lembra que os números na Europa são baixos quando comparados com os refugiados que fugiram para a Turquia, Líbano e Jordânia. Só nestes três países vivem mais de quatro milhões de sírios.