Sociedade

"Portugal é muito bom", diz Ali Mustafa Alkhanis 

Facebook Famílias Como as Nossas

O refugiado sírio está a viver em Ovar e confessa que se sente "muito feliz". Fugiu à guerra na Síria e escolheu Portugal para viver. Ou Portugal escolheu-o a ele.

A conversa, ao telefone, sem contacto visual, fica dificultada pela barreira linguística. Ali Mustafa Alkhanis está em Portugal há apenas dois meses. Fugiu à guerra na Síria.

Chegou até cá com a ajuda de um grupo de portugueses que organizou uma caravana chamada "Famílias como as Nossas" e que tentou ajudar quem conseguiu. Ali veio com eles. É um homem agradecido. Diz que "Portugal é muito bom", as pessoas são "muito simpáticas" e que se sente "feliz aqui".

O refugiado está agora a viver em Ovar com a mulher, Nada, e com as três filhas Rhymas, Inas e Dymas, de 4, 7 e 9 anos.

Salomé Costa é voluntária no movimento "Ovar, vamos ajudar?" e está satisfeita com a forma como a comunidade tem recebido esta família.

"Ainda no outro dia fomos às Finanças e vieram os funcionários todos dar as boas-vindas, fomos ao mercado e ninguém queria deixar pagar nada. As pessoas estão bastante sensibilizadas para esta causa e toda a gente quer ajudar", conta Salomé, que tem apoiado a família neste período de habituação, em que tudo é diferente. Um país novo, uma língua nova, uma cultura nova.

E agora, um ano novo. Salaam Alekum.