O aluguer de comboios à Renfe pode ser a solução da CP para responder ao aumento da procura das viagens de Alfa Pendular e à necessidade de revisão da frota existente. Uma notícia avança pelo jornal Público.
A partir do próximo ano, as viagens de comboio de longo curso de alta velocidade em território português podem começar a ser feitas por comboios espanhóis. O jornal Público avança que a CP está a ponderar alugar entre quatro a cinco comboios.
A frota de Alfa Pendular não está a conseguir dar resposta à procura dos clientes. Só nos últimos três anos, e até ao passado mês de novembro, a procura nas viagens de longo curso subiu mais de 17%, sendo que o maior aumento se registou no Alfa Pendular que em julho deste ano bateu recordes e teve mesmo o melhor mês de sempre.
Para além disso, em março vai ser preciso fazer uma revisão e renovação aos comboios atuais, o que vai implicar que cada Alfa fique parado por alguns meses na oficina.
Atualmente, a CP tem apenas 10 comboios pendulares que fazem as ligações entre Braga e Faroe que não estão a chegar para a encomenda - em épocas de maior procura é preciso recorrer a toda a frota, quando o suposto é que um deveria estar sempre em oficina para manutenção.
Agora, a CP pensa em alugar comboios do modelo S-120, capazes de circular tanto na rede eletrificada espanhola como na rede portuguesa, com composições que podem ainda circular em bitola ibérica e bitola europeia e que podem atingir os 250 km/h.
De acordo com o jornal Público, a medida terá agora de ser aceite pelo executivo de António Costa.