Sociedade

Barras fechadas devido ao mau tempo

Barras Fechadas Fernando Fontes / Global Imagens

Oito barras de Portugal continental estão hoje fechadas a toda a navegação e outras seis condicionadas devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas com 3 a 3,5 metros, informa a Marinha portuguesa.

Estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto e Alvor.

Entretanto as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente.

Também a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros.

As barras de Portimão, Tavira e Vila Real de Santo António estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 10 metros, informa a marinha portuguesa através do seu site.

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) prevê para hoje na costa ocidental ondas de oeste-sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, tornando-se ondas de noroeste a partir da tarde.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 a 2 metros, diminuindo gradualmente para 1 metro.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos e pouco frequentes nas regiões norte e centro, mais prováveis no litoral norte, e que poderão ser de neve acima de 1400 metros de altitude até ao final da manhã.

Está também previsto vento fraco, tornando-se fraco a moderado do quadrante sul no litoral a norte do Cabo Espichel durante a tarde.

Nas terras altas, o vento soprará moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte do quadrante sul durante a tarde.

A previsão aponta ainda para formação de gelo ou geada em alguns locais do interior norte e centro, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura mínima.

José Milheiro com Lusa